Eventos


BOM DE CLUBE
      Vista Geral
           Evento de perguntas (em telão) com respostas objetivas (a-b-c), baseadas nos conhecimentos de desbravadores e elaboradas somente do (das):
1- RUD: Regulamento de Uniforme dos Desbravadores
2- Classes Regulares
3- Ideais dos Desbravadores
4- Especialidades de: Ordem Unida – Nós – Acampamento I – Primeiros Socorros - Primeiros Socorros (Nível Básico) – Orientação. 
    Realização
1º- No começo do evento o Diretor de cada clube será convocado para servir de fiscal de uma grade de respostas. Não poderá fiscalizar a grade de seu clube.
2º- Um representante de cada clube, previamente escolhido, deverá ir  até um dos fiscais (menos o seu diretor) e solicitar que anote o nome de seu clube. O fiscal segurará até o fim do evento sua grade de respostas.
3º- Os fiscais  não orientam os  representantes, eles seguram suas grades e fiscalizam seus colegas. Toda informação é dada previamente.
4º- Todo o clube participa do evento mas só o representante entra  na  área  da grade de respostas.
5º- No lançamento de cada pergunta o representante deverá estar junto ao clube.
Assim que obtiver a resposta deverá ir até o fiscal que está com a sua grade e marcar a sua resposta a caneta, alternativas rasuradas anulam a resposta.
6º- Serão 42 perguntas, sendo 35 delas com 40  segundos  (cronometro no telão) para consultar e marcar na grade antes de zerar. As outras 7 perguntas  são acompanhadas de Enígmas, perguntas que decifradas pela consulta de  versos bíblicos sugeridos dão a resposta a ser  marcada  na  grade.  Ao  aparecer a palavra Enígma, a pergunta terá 2 minutos para ser decifrada e marcada  na grade. As 7 perguntas com enigmas estarão distribuídas entre as demais.
7º- Ao ser marcada a ultima pergunta (42) as grades serão recolhidas e avaliadas, o resultado só será dado no momento da premiação dos demais eventos. 
      Materiais Permitidos 
Somente será permitido na área do evento Bíblias para consulta e canetas (outro material qualquer ou anotações sujeita a equipe a eliminação posterior). 
      Premiação
Troféu para 1º, 2º e 3º lugares.



A versão da Bíblia para o BOM DE CLUBE será Bíblia Revista e Atualizada.
Não esqueça de levá-la!







1-Corrida Maluca
         Com base na especialidade de Pioneirismo, cada clube participante deverá  construir um veículo de quatro rodas com madeiras rústicas e amarras, no qual deverá participar de uma corrida de 20min. em uma pista de terra.
  • Regulamento sobre o veículo:
  1. - Os veículos deverão obrigatoriamente conter os seguintes itens:
    1. - Lugar para duas pessoas sentadas.
    2. - Deverá ser construída com materiais rústicos, não sendo permitidos a utilização de madeiras beneficiadas (tabuas, sarrafos, ripas, etc.) nem pregos ou parafusos. Também não será permitido o uso de cordas de material sintético. Usar sisal.
    3. - Gaiola de proteção externa que deverá cobrir e proteger a cabeça dos dois ocupantes em caso de capotagem.
    4. - Cinto de segurança de três pontas para os dois ocupantes.
    5. - Sistema de frenagem.
    6. - Sistema para ser puxado por dois desbravadores (deve ser 100% com materiais rústicos).
  1. - Alguns itens serão liberados para a construção com qualquer tipo de material, são eles:
    1. - Rodas e eixos e forma de fixação delas no chassi rústico.
    2. - Cintos de segurança.
    3. - Identificação do clube.
  2. - Os demais itens devem ser feitos exclusivamente de amarras com madeiras rústicas, inclusive:
    1. - Caixa de direção.
    2. - Volante.
    3. - Freios.
    4. - Bancos.




  • Regulamento da prova:
    1. O veículo deverá ser pilotado por dois desbravadores e puxado por outros dois que no meio da corrida deverão revezar com os dois ocupantes do carro.
    1. Ao ser dada a largada, o quarteto deverá conduzir o veículo por uma pista de terra por um período de 20 min. testando assim, a resistência do veiculo bem como a dos participantes.
    2. Cada equipe terá um Box onde no décimo minuto de prova, ao ser dado um sinal sonoro e com a orientação dos fiscais de prova, todos irão se dirigir até lá para ser feito o revezamento dos participantes.
    3. A qualquer momento da prova, os participantes poderão se dirigir até o seu Box, para  algum reparo do veículo, se necessário.
    4. No Box poderá ficar apenas dois desbravadores, como mecânicos e mais um membro da diretoria.
    5. O quarteto de pilotos deverá ser composto por dois meninos e duas meninas. Dois na idade de 10 a 12 anos e dois na idade de 13 a 15 anos.
    6. Os quatro participantes deverão estar equipados com capacete, luvas e óculos de proteção.
    7. No momento da largada nenhum dos carros, bem como os participantes serão inspecionados com relação ao regulamento da prova. Ao findar os 20min. os carros e o quarteto deverão voltar para seus respectivos boxes, onde lá será feito a inspeção dos carros e das idades dos participantes.
    8. As equipes que conseguirem dar mais voltas no circuito e que estiverem nas normas estabelecidas neste regulamento, serão as campeãs.
    9. Se houver algum tipo de acidente que obstrua a pista impedindo a passagem dos veículos o cronômetro será parado até que se desobstrua a pista.
    10. Casos omissos neste regulamento serão julgados e decididos pela equipe de eventos do Camporí.

  • Obs.: Deve ser todo de pioneiría. Somente os eixos e o sistema das rodas podem ser de outro material.


2-Ordem unida codificada
Haverá  um caminho a ser percorrido pelo grupo de desbravadores que estará em forma e com os olhos vendados.
Entre estes, terá um(a) conselheiro(a) com um rádio recebendo uma mensagem que na verdade se trata de uma voz de comando fundamentado nos comandos básicos de ordem unida. Os comandos serão enviados através de um rádio pelo instrutor que estará a uma certa distância e com os olhos descobertos.
Para esta prova serão necessários oito participantes:
Três meninos e três meninas de dez a quinze anos;
Um conselheiro(a);
Um(a) instrutor(a).
Somente poderá  ser usado o código internacional (estamos enviando a vocês). Cada clube poderá usá-lo da forma que achar mais conveniente, por exemplo: “Um passo em frente marche” poderia ficar “Alfa, Papa, Echo, fox-trot, Mike” ou então “Alfa, Portugal, México”.
Pois é, agora use a sua criatividade e monte a uma estratégia.
Regras do evento: Todos saem do ponto de partida com 100 pontos, a diminuição dos pontos ocorrerá conforme os erros cometidos. Que erros são esses?
  • Pisar na linha das laterais “queimando” a pista;
  • Não usar o alfabeto internacional;
  • Ultrapassar o tempo máximo de cinco minutos;
  • Espiar, burlando a venda;
  • A comunicação de qualquer participante que não seja conselheiro(a) e instrutor(a);
  • Falta de alinhamento do grupo;
  • Execução errada dos comandos.
Fonético: A - Alfa,B-Beta, C- Charlie, D- Delta,  E- Echo, F- Fox trot, G- Golf, H- Hotel, I- India, J- Juliet, K- Kilo, L- Lima, M- Mike, N- November, O- Oscar, P- Papa, Q- Quebec, R- Romeu, S- Sierra, T- Tango, U-Uniform, V-Victor, W- Whiskey, X- X-Ray, Y- Yankee, Z- Zulu. Geográfico: America, Brasil, Canadá, Dinamarca, Europa, França, Guatemala, Holanda, Itália, Japão, Kênia, Londres, México, Noruega, Oceania, Portugal, Quebec, Roma, Santiago, Toronto, Uruguai, Venezuela, Washington, Xingu, Yucatán, Zanzibar. Numérico: 1 - Alfa, 2-Beta, 3- Charlie, 4- Delta, 5- Echo,  6- Fox trot, 7- Golf, 8- Hotel, 9- India, 0- Juliet.





3-Arco e flecha
         Baseado na especialidade de Arco e Fecha cada clube deverá construir um arco recurvo padrão olímpico não - comprar pronto. Aconselhamos os participantes a cumprirem os requisitos da especialidade.
         Dois arqueiros - um menino e uma menina - ficarão responsáveis por atirar. O alvo é de 60 cm de diâmetro. Intercaladamente, menino e menina irão atirar cinco vezes a uma distância de 18 metros. O alvo de fora para o centro tem cinco zonas coloridas:
         Branco, preta, azul, vermelha e amarela.
         Cada zona corresponde a uma tarefa a ser realizada por dez participantes do clube, eles estarão aguardando os tiros para efetuá-las. As tarefas das zonas mais ao centro têm um tempo de execução mais rápido, ao passo que, as mais distantes do centro, uma execução mais demorada. Os dez participantes deverão ser cinco meninos e cinco meninas na idade entre 10  a 15 anos, sendo que 40% deverá ser menor de doze anos. O evento será por tempo, então quanto menor for o tempo de execução das tarefas, melhor para as equipes. As flechas serão fornecidas pela equipe de eventos. 
4-Mineiros do Chile
Os “mineiros do Chile” estavam trabalhando quando de repente a passagem de entrada da mina desmoronou. Agora, um grupo de desbravadores terá de ir resgatá-los fazendo os primeiros socorros e retirando as vitimas da mina, que em 5 minutos irá desmoronar e soterrar a todos.
Lá  dentro há um total de quatro vitimas:
  • Uma vitima com o pé quebrado e um corte na cabeça;
  • Uma vítima com hemorragia interna, pois uma pedra caiu dobre seu abdômen e ela está ficando hipotérmica;
  • Uma vítima com escoriações no rosto e braço quebrado;
  • Uma vitima em estado de óbito.
Quem será  retirado primeiro?
Qual é o procedimento correto para cada vitima?
Obs: Você deverá buscar estas informações na internet ou com um instrutor que possa ir nas reuniões do clube para preparar o grupo. Os oito resgatistas deverão estar equipados com capacete, óculos de proteção, luva de raspa, e lanterna. Para os procedimentos, cada clube deverá trazer seus equipamentos, tais como talas, ataduras, bandagens, etc..  
5-Ordem unida sem comando
Meus caros colegas de lenço, este evento não é  desconhecido de todos. Iremos trabalhar com evoluções fundamentadas nos comandos básicos de ordem unida, somando assim, a criatividade de cada clube. Porém, o grande diferencial é o fato de não haver comando de voz.
Portanto, o instrutor poderá usar gestos, apito, corneta, se preferir poderá executar o evento totalmente sem comando ou usar outro meio que o clube possa achar apropriado.
Deverá participar no mínimo 70% do clube. Use a criatividade, estamos ansiosos para ver algo inédito e motivador.  
6-Cada macaco no seu galho (Arborismo)
Esta é uma atividade para desbravadores que realmente gostam de adrenalina, aventura e que esperam superar suas próprias expectativas. “Cada macaco no seu galho” requer a presença de quatro desbravadores e um líder. O primeiro passará na “falsa baiana”, o segundo no “comando crawl”, o terceiro passará por cordas verticais com um estribo na parte inferior onde, umas são mais curtas e outras mais cumpridas (Ta fundo- ta raso) o quarto deverá ser um conselheiro ou qualquer membro da diretoria para descer o cabo aéreo, o quinto e ultimo, saltará de uma pequena plataforma como o “Tarzan” se agarrando em  uma rede.
Quando todos concluírem as tarefas, o cronômetro pára. Quem fizer em menor tempo será campeão da prova.
Participantes da prova:
5 participantes 3 meninas e 2 meninos sendo que um destes deve ser conselheiro ou membro da diretoria (maior de 16 anos).. 
7-Minha casa e minha vida
Uma casa toda de Pioneiria, nas medidas de 2x2 deverá ser construída.
Itens obrigatórios na casa:
  • Um fogão de altar de cozinha em que será cozinhada uma sopa;
    Obs: Os integrantes do grupo terão de tomá-la;
  • Uma pia confeccionada pelo clube, com lona, conexões, cordas, mangueiras, torneira, etc...;
    Obs: O clube pode levar a pia pronta;
  • A casa deverá ter um reservatório de água também feito de lona;
    Obs: o reservatório deve ter conexões para ser ligada a pia;
  • Janela;
  • Porta;
  • Telhado.
Tudo será feito na hora, com exceção da pia e do reservatório. Todo o material deverá ser levado pelo clube. Nós sugerimos que essa casa seja montada anteriormente na sede do clube, para que o clube venha treinar e não traga material excedente. Haverá uma área especifica para que cada clube monte a sua casa. O tempo total da montagem será de três horas.
Cada clube deverá preparar um grupo de quinze participantes. A cada hora cinco participantes irão revezar com os próximos que virão para dar continuidade a montagem até o terceiro e último grupo que irá concluir a construção.
Ao concluir a casa, todos os participantes deste evento somado ao restante dos membros do clube irão dar o seu grito de guerra. Será feito uma eleição pelos regionais e as três melhores casas receberão a premiação.
Portanto, sejam criativos e caprichosos.   

9 comentários:

Anônimo disse...

Olá pessoal, como professor percebi que o texto dos eventos está com muitos erros de formatação que podem comprometer a interpretação dos diretores. Sugiro que corrijam problemas como a sequência numérica, espaçamento, fontes diferentes, etc.
Muitos diretores já tem vindo a mim para solucionar a interpretação.
Abraço.
Regional Everton.

Anônimo disse...

A gaiola de proteção do carro para participar da corrida maluca, poderá ser feita de metal?

Anônimo disse...

sobre a corrida maluca:
- Deverá ser construída com materiais rústicos, não sendo permitidos a utilização de madeiras beneficiadas (tabuas, sarrafos, ripas, etc.) nem pregos ou parafusos. Também não será permitido o uso de cordas de material sintético. Usar sisal.

Anônimo disse...

Gostaria de ser fiscal de prova, tenho 19 anos e fui uma desbravadora a algum tempo atras (2 anos atras), moro em Gravatai.

Haveria possibilidade????

Anônimo disse...

OLA tudo bem com vocês somos do clube MORIÁ da 9º região, estamos muito felizes por participar desse 21ºCAMPORI DA ASR

Anônimo disse...

eu não tenho uniforme posso ir?

Anônimo disse...

Na prova Cada Macaco no seu Galho, está errada a quantidade de participantes, favor dá uma olhada e corrigir.

Anônimo disse...

Infelizmente nem todos os regionais presentes no
evento foram convidados para fazer a eleição e avaliação dos eventos.Por que será????????????????

Anônimo disse...

Infelizmente os organizadores colocaram pessoas
sem experiência nenhuma para serem fiscais dos eventos do campori e isto gera um descredito para
os resultados das provas.Ponto negativo, não para
o campori, mas para os organizadores dos eventos.

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